Corrupção em empresas listadas.

 


Tive a oportunidade de assistir remotamente o evento do IBGC “Combate à corrupção como pilar ESG” no último dia 13.


Bons palestrantes, muita teoria, mas faltou tratar de “peito aberto” casos recentes.


Processos apreciados pelo colegiado da CVM – a empresa de medicamentos que começa com a letra H usou contratos fraudulentos em subsidiárias (sem serviços prestados) e a empresa aérea que começa com a letra G usou contratos de publicidade com sites de propriedade do meliante “Caranguejo” (os anúncios nunca foram veiculados) – nos revelam que os acionistas controladores não só sabiam como foram os mentores dos esquemas de fraude para uso de dinheiro das empresas para o pagamento de propinas a políticos. Os executivos fizeram o papel de feitores, executando sem questionamentos as ordens dos controladores.


E como ficam os outros casos a serem julgados pelo Xerife? Os acionistas controladores não sabiam de nada ou eram perfeitos idiotas? Difícil acreditar na cegueira de dois ardilosos empreiteiros de certo bloco de controle. Fica a esperança que algum jornalista investigativo descubra o tamanho dos tentáculos do “Caranguejo” nas empresas listadas brasileiras.


Nenhum dos meliantes envolvidos nos casos citados acima será inabilitado, já que os digníssimos doutores que compõem o colegiado na Rua 7/9 entendem que o acordo de leniência na esfera criminal serve para justificar a aceitação de um “terminho de compromisso” proposto por Administradores-meliantes. Livres, leves e soltos para continuarem em conselhos e diretorias, fica a dúvida quando irão construir novos esquemas de pagamento de propinas, pois o que não falta é discípulo do “Caranguejo”.


Abraços fraternos,

Renato Chaves 

Comentários

  1. Sem punição exemplar, e sem piedade, nada vai melhorar, caro neste Renato. O bla-bla-bra de sempre …

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas