Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

25 de outubro de 2020

Rasguem o Código de Ética porque o exemplo que vem de cima não presta.


Esqueçam aquele aviso da área de RH (o blábláblá sobre o recém-revisado Código de Ética e o lançamento do Programa de Integridade) e os alertas da equipe de Relações com Investidores sobre restrições na negociação de ações, pois está liberado negociar ações 3 dias da divulgação de fato relevante, ou seja, com informação privilegiada. Grandes empresas listadas corrompendo agentes públicos também já virou rotina, como nos revelou a Polícia Federal na semana que passou.


O exemplo vem de cima, apregoam os profetas que vagueiam pela Rua Barata Ribeiro e pela Avenida Heráclito Graça, e no nosso combalido mercado de capitais as aulas dos bandidos de colarinho branco são coroadas com uma lição e tanto: se for pego cometendo esse crime hediondo, como foi o caso de um importante diretor vice-presidente de empresa listada no Novo Mercado, dessas cheias de vida, ofereça R$ 100 mil para o Xerife. Depois de uma “dura” negociação, socos na mesa e muito beicinho, aumente a oferta para R$ 200 mil e corra para comemorar com seus dedicados advogados na bucólica Confeitaria Colombo, já que esse é o valor referência para liberar quem pratica insider trading de uma condenação e posterior denúncia ao Ministério Público.


Fez sujeira? Lavou com um DARF tá limpinho novamente. Vida nova e feliz para o meliante (os “entendores” entenderão...). Como não existe inabilitação para esses casos no Brasil, só nos resta anotar o nome do indivíduo em uma lista particular de “impedidos”, evitando assim convidá-lo para vagas em conselhos e até mesmo para um joguinho de tênis nas quadras do Harmonia ou um passeio de lancha em Ilhabela.


Abraços fraternos,

Renato Chaves


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.