Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

21 de dezembro de 2018

Mercado de capitais no Brasil: lugar do jeitinho societário.




2018 terminando e as surpresas se multiplicam, como pontos no cartão de milhagem turbinados pelo cartão de crédito.

A farra societária parece não ter fim. Será que na faculdade de direito existe a cadeira “leitura poética aplicada em questões societárias”?

Esqueçam os estatutos sociais, o que vale é a interpretação pontual da lei, com a devida liberdade poética.

É operação de aquisição de controle disfarçada de “parceria estratégica”, sob o silêncio da CVM; tem operação de incorporação de ações que deixa minoritário nas cordas do octógono apanhando que nem estreante no UFC; tem “controlador” saqueando os cofres da empresa, tudo avalizado pelo conselho de administração, com o pretexto de “alinhamento de interesses”; e ainda tentativa de ludibriar as regras do Novo Mercado, rasgando contrato de longo prazo para incorporar empresa controlada, com uma saída pelo hangar dos fundos.

Desculpem o pessimismo, mas se CVM e B3 não colocarem ordem na casa os próximos anos serão sombrios...

Desejo a todos um Feliz Natal,
Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.