Pagamento indevido de remuneração: pegaram o alemão.



Agora dá para entender a repulsa, quase colérica, de certas pessoas e instituições à transparência na divulgação da remuneração de Administradores de empresas listadas.

Pois é, a CVM foi implacável após receber denúncia de um acionista: multa de R$ 17,5 milhões para a “turma do alemão” pelo recebimento de remuneração indevida, em montante superior ao autorizado nas assembleias de acionistas. 

A CVM poderia ter colocado essa turma na geladeira/inabilitação por uns 2 anos, tomando chopp e comendo chucrute no Km 13 da Washington Luís, não é? Assim, não haveriam convites para palestrar em evento sobre governança corporativa.

Sempre bato nessa tecla: controlador que vota na Assembleia a definição do montante da verba global deveria ser impedido de votar no conselho de administração a distribuição da verba. Acreditem, tem presidente de conselho abocanhando sozinho mais de 40% da verba global em nome da competência e reputação profissional !!!

Mais um julgamento que serve de lição para controladores espertinhos, daqueles que acham que a companhia listada é o quintal da casa.

Abraços a todos,
Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas