Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

4 de junho de 2017

Reforma do Novo Mercado: tem conselho de administração se fingindo de morto. E os investidores institucionais?


Você, querido leitor/investidor, procure atas de reunião de conselho de administração deliberando sobre a matéria... Visitei dezenas de vezes o site da CVM e só encontrei três – BrMalls, Wiz Soluções e Mahle.

Impressão minha ou parece que os conselhos de administração estão lavando as mãos, fingindo que o assunto é burocrático, operacional, coisa pra advogado tratar com o CEO? Vergonha de mostrar ao mercado que não apoiam as mudanças? Se aprovaram a adesão (antes da assembleia) não deveriam avaliar a reforma?
Mas o assunto é estratégico, mexe profundamente com o relacionamento empresa/mercado.

E o que dizer dos investidores institucionais? Somente o BNDESPar mandou cartas para suas empresas apoiando as mudanças e sugerindo o debate nos conselhos de administração? Os demais investidores vão ficar calados? (vide link de 02/6/17 em http://economia.estadao.com.br/blogs/coluna-do-broad/bndespar-manifesta-em-cartas-apoio-a-reforma-do-novo-mercado/).

As propostas de mudança são tímidas, mas como sempre tem uma ABRA da vida jogando contra, com o velho argumento do aumento de custos.

Pobre mercado esse nosso.

Abraços a todos,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.