Os formulários de referência vêm aí, revelando discrepâncias na remuneração dos executivos.


O tão esperado estudo sobre remuneração nas empresas que compõem o Ibovespa, feito com a consolidação de informações publicadas nos diversos formulários de referência depositados em maio/26 (números fechados de 2025), já está quase pronto e será compartilhado aqui no Blog juntamente com o site de notícias Reset (https://capitalreset.uol.com.br/).

E a 1ª prévia já revela que a história se repete ano após ano:

·        a relação maior remuneração x remuneração média cresce a cada ano;

·        tem presidente de Conselho de Administração ganhando muito mais que o CEO e até 1.000 vezes que outros conselheiros, apesar de todos serem iguais perante a legislação;

·        tem empresa propagando que adota indicadores positivos de ESG, mas que apresentam percentuais ridículos de negros e mulheres em cargos de chefia;

·        tem CEO de empresa “pequena” (faturamento até R$ 5 bilhões) ganhando mais que CEO de empresa “gigante” que fatura R$ 20 bilhões; e

·        tem conselho de administração inventando atuação em comitês para pagar remuneração extra para conselheiros.

Quais serão as campeãs de aberrações? A conferir, para desespero dos DRIs.

Abraços fraternos,

Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas