Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

31 de julho de 2022

Relação entre a maior remuneração e a remuneração média: um tabu no Brasil.


Infelizmente os investidores só olham, quando olham, para a verba global de remuneração dos Administradores. "Esquecem" de questionar como essa verba global é distribuída.

 

E aí mora o perigo. Ao calcular essa relação nos deparamos com números que assustam (300 vezes e até 500 vezes !!!), causam inveja até à poderosa rede de farmácias norte-americana CVS e revelam que o conflito de interesses corre solto, pois a distribuição por vezes privilegia o próprio controlador, na condição de Administrador, que participa da discussão e vota na distribuição da verba, juntamente com os outros conselheiros eleitos pelo mesmo controlador.

 

O estudo completo com as empresas do Ibovespa será divulgada nesta semana, em uma parceria do Blog da Governança com a Forbes (www.forbes.com.br), a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo, com 100 anos de história.

 

Abraços fraternos,

Renato Chaves 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.