Assembleias de acionistas: cada enxadada uma minhoca.

 

Todo ano tem novidade.


Os sistemas de cadastramento evoluíram muito. Eu diria que saíram da Idade da Pedra para 2020. Uma baita evolução, mas ainda não me conformo com a necessidade de comprovar que tenho as ações... A empresa não sabe mesmo quem são seus acionistas? A informação não existe de forma unificada? Culpa da B3? No comércio de Copacabana eu informo o CPF e o vendedor sabe até o número do meu calçado !!!


Teve assembleia que durou 9 horas, outras pouco mais de 30 minutos.


Teve assembleia com acionista controlador manipulando descaradamente o conclave para evitar a eleição de conselheiro de administração pelos minoritários? Claro que teve. Bem feito... Quem mandou comprar ações de empresa que tem como controlador uma empreiteira? (não adianta colocar meia dúzia de figuras ilustres no conselho de administração)


Acreditem, teve até assembleia sem a presença dos auditores externos !!! Artigo nº 134 - §1º da Lei 6404/76? Falei grego...


Tentei contribuir para a melhoria da governança de certa empresa propondo, no meio da AGO, a troca do nome sugerido pelo controlador para VP do conselho de administração por um conselheiro independente recém-eleito, um verdadeiro mago da governança corporativa, mas somente obtido apoio de alguns fundos estrangeiros e de um gestor local. Ok, fomos vencidos, mas a semente foi lançada.


E teve acionista controlador (logo quem, a União Federal) que pediu para tirar de pauta uma revisão de Estatuto Social que foi amplamente discutida com diversos setores do acionista controlador !!! Na certa faltou o carimbo de algum chefe de gabinete de um subsubsecretário de algum Ministério. Como uma nova AGE deverá ser convocada, pergunto quem pagará a conta? Com a palavra a CVM.


Abraços fraternos,

Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas