ESG e a piada do índice ISE.

 

Comecei a ver a lista de empresas que compõem o índice ISE da B3 e parei na letra C.


Afinal, empresa corruptora é sustentável?


Pelo jeito a avaliação sobre integridade é somente um detalhe pequeno, dispensável, pois nem cheguei na letra D e já identifiquei 3 empresas envolvidas em casos de pagamentos indevidos a terceiros, ou seja, empresas corruptoras.


Será que os envolvidos nessa “seleção” não leram o parágrafo de ênfase dos auditores externos de certa empresa que começa pela letra “B” (ref. a 31/12/2021)? Diz o texto: “Chamamos a atenção para a nota 1.5.1 às demonstrações financeiras, individuais e consolidadas, que descreve as investigações envolvendo a Companhia, bem como seus atuais e potenciais desdobramentos. No estágio atual das investigações, não é possível determinar os potenciais impactos financeiros e não-financeiros para a Companhia em decorrência dessas investigações e dos seus potenciais desdobramentos e, consequentemente, registrar potenciais perdas as quais poderão ter um impacto material adverso na posição financeira da Companhia, nos seus resultados e nos seus fluxos de caixa no futuro. Nossa opinião não está modificada em relação a esse assunto.”


Ainda na letra B temos o desastre perfeito em termos de  princípios ESG, já que a empresa é investigada por corrupção e desastre ambiental (tratado pelos auditores externos pelo elegante termo “evento geológico”). Nada que um paragrafozinho de ênfase não resolva. Considerando a já conhecida (des)governança da empresa ela pode facilmente ganhar um troféu anti–ESG.


E quando chego na letra “C” resolvo parar, pois me deparei com o caso mais esdrúxulo: simplesmente a auditoria externa sumiu com o tema de seu parecer nas DFs de 31/12/2021, algo realmente intrigante já que em 31/12/2020 as DFs ganharam o “carimbo” de RESSALVA (isso mesmo RESSALVA – única empresa do Ibovespa com essa mácula). O que motivou essa mudança radical, mesmo com a Administração da Cia. tendo declarado que “As investigações das autoridades públicas não foram concluídas e, dessa forma, novas informações podem ser reveladas no futuro, sendo certo que tais investigações correm em segredo de justiça”?


Abraços fraternos,

Renato Chaves

Comentários

  1. Isso porque você não chegou no E, nada menos do que a primeira colocada no tal ranking, que logo depois resolveu fechar o capital e sair do novo mercado de tanto que prezava por esse mercado ... veja com seus olhos como a área de mais extrema relevância de todo o EIA-RIMA das linhas de transmissão está sendo tratada no no youtube @VistadaMata . Ao IBAMA, foi dito que todas as obras de recuperação ambiental foram concluídas em 2021 incluindo reconformação topográfica, sistema de drenagem, cobertura vegetal, nada foi dito sobre extração de araucárias em APP de córrego fora das áreas autorizadas para enterrar na estrada, nada foi dito sobre entulho de florestas sobre acessos que deslizaram, nada foi dito sobre enterrar entulho de floresta, ou sobre toneladas e toneladas de terra e pedra retiradas sem licença, inclusive em 4 APP de nascentes ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas