Parabéns Magazine Luiza !!!


Uma pausa nos levantamentos sobre remuneração de executivos para comentar a iniciativa pioneira da Magalu.


Não vou entrar no mérito sobre os ataques insanos nas redes e até de “nobres” deputados, nem sobre as justificativas da empresa, pois entendo que a resposta elaborada pelo CEO sepulta o tema (veja o artigo no link https://braziljournal.com/por-que-criamos-um-programa-de-lideranca-so-para-negros).


Afinal, quem deve definir a política de recursos humanos de uma empresa privada? A própria empresa, desde que esteja respeitando a legislação trabalhista, certo?


A Magalu revelou que, apesar de contar com mais de 50% de força de trabalho de negros e pardos, menos de 16% de seus líderes são negros; no chamado Comitê Executivo nenhum.


A empresa quer mais diversidade? Palmas e mais palmas...


E os tais fundos de investimentos que se dizem seguidores de práticas ASGI? Deveriam apoiar a iniciativa para não parecerem que tem um discurso inócuo e de puro marketing? Vale registrar que a PREVI apoiou publicamente a iniciativa .... Mais algum investidor institucional brasileiro?


Já escrevi sobre o tema várias vezes e até sugeri para a CVM uma alteração no Formulário de Referência, no sentido de tornar obrigatória a divulgação de informações sobre diversidade – percentual de negros e mulheres no quadro de funcionários e em cargos gerenciais (veja postagens de 20/10/19, 9/3/19, 12/1/18, 28/1/17 e outras disponíveis no link “Tema-diversidade” disponível na lateral da página do Blog). Importante ressaltar que mesmo as empresas que elaboram relatórios de sustentabilidade não compartilham esse tipo de informação. E ainda que essa nova “obrigação” não resultaria em qualquer tipo de custo adicional, uma vez que se trata simplesmente de termos a divulgação de informações já existentes internamente.


A minha proposta, feita na Audiência Pública SDM nº 10/16 foi a seguinte: “ item 14.1 do Formulário de Referência – inclusão de tópico com informações sobre diversidade, destacando os percentuais de participação negros e mulheres em cargos gerenciais e na massa de empregados das companhias. JUSTIFICATIVA: no momento que se discute, na esfera legislativa, a imposição de quotas nos conselhos de administração, acredito que a divulgação desse tipo de informação sobre diversidade contribuirá para o debate, revelando práticas na base e no meio da pirâmide organizacional”.


A justificativa para a negativa foi “os temas apresentados são meritórios. Contudo, entendeu-se que o mais adequado é que eles sejam analisados em novo projeto normativo, de forma a propiciar uma discussão mais ampla com o mercado e a oportunidade de todos os interessados na informação opinarem sobre sua revisão.”


Pois é CVM, parece que o bonde da história está chegando, e bem rápido: se a legislação não mudar logo o “mercado” vai regular sozinho a matéria; só ficarão de fora aquelas empresas conhecidas de todos, que odeiam sistematicamente qualquer tipo de transparência.


Abraços fraternos,

Renato Chaves

P.S.: mais uma vergonhosa disputa na justiça chega ao fim, com o STF reconhecendo  que a CVM tem poderes para regular os auditores independentes (veja a matéria no link https://www.jota.info/paywall?redirect_to=//www.jota.info/tributos-e-empresas/mercado/stf-cvm-auditores-independentes-23092020). Muita cara de pau ganhar dinheiro no mercado de capitais e não aceitar os holofotes do xerife.

Comentários

  1. Olá Renato. Acabei de assistir no Youtube o vídeo do "Fórum AMEC de Investidores 2015: Remuneração dos administradores". Muito interessante. Pra minha surpresa, você realmente tem um blog kkkkk. O tema é bem interessante e pouco comentado pela maioria dos educadores financeiros da internet. Parabéns pelo conteúdo. Adicionarei seu blog a minha lista de Favoritos de Assuntos Interessantes para se tornar um investidor melhor. Sobre o post, uma ótima iniciativa da Magalu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas