Temporada de assembleias: o misterioso caso do desaparecimento de ressalva do auditor.

 

Começa a divulgação das demonstrações financeiras de 31/12/2021 e logo de cara temos uma surpresa de parar o trânsito em posto de pedágio de Seropédica.


E não é que a ressalva dos auditores feita nas DFs de 31/12/2020 simplesmente desapareceu, mesmo com a declaração da empresa envolvida em casos de corrupção de que o status dos processos não mudou. A única empresa do Ibovespa com ressalva nas DFs de 2020 agora está limpinha.


Disse o auditor (um big4) sobre as DFs de 31/12/2000 para justificar a ressalva: “No momento, não é praticável determinar se há perda provável decorrente de obrigação presente em vista de evento passado e nem fazer uma mensuração razoável quanto a eventuais novas provisões passivas sobre este assunto nestas demonstrações financeiras. Consequentemente, não foi possível determinar se teria havido necessidade de efetuar ajustes e/ou divulgações adicionais nas demonstrações financeiras individuais e consolidadas em 31 de dezembro de 2020 e informações correspondentes divulgadas para fins de comparação.”


Sobre as DFs de 31/12/2021 a Nota Explicativa da Administração afirma que: “As investigações das autoridades públicas não foram concluídas e, dessa forma, novas informações podem ser reveladas no futuro, sendo certo que tais investigações correm em segredo de justiça. No momento, não é praticável determinar se há perda provável decorrente de obrigação presente em vista de evento passado e nem fazer uma mensuração razoável quanto a eventuais novas provisões passivas sobre este assunto nestas demonstrações financeiras.”


Ou seja, nada mudou, exceto a opinião dos auditores (o sócio é o mesmo). Mais flexível que bambu.


Socorro Ibracon !!!


Acorda Xerife !!!


E tem gente acreditando que diversidade é eleger a esposa no conselho de administração. Haja “G” nesse ESG. Assunto para uma próxima postagem.


Abraços fraternos,

Renato Chaves


Comentários

Postagens mais visitadas