Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

12 de fevereiro de 2022

Demonstrações financeiras “fajutas”?

 


O desastre nas demonstrações financeiras vem aí, alertam os eméritos professores Eliseu Martins e Ariosvaldo dos Santos em artigo publicado no jornal Valor pelo jornalista Fernando Torres (veja o artigo no link https://valorinveste.globo.com/blogs/fernando-torres/post/2022/01/professores-ariovaldo-e-eliseu-alertam-para-balancos-de-2021.ghtml e a “Live do Valor” no link https://valor.globo.com/live/noticia/2022/01/28/live-do-valor-professores-ariovaldo-dos-santos-e-eliseu-martins-da-fea-usp-falam-sobre-o-impacto-da-inflacao-nos-balancos-de-2021-nesta-segunda-as-12h.ghtml).


A inflação de 10% ao ano assusta a todos na hora das compras no supermercado, mas parece que não assusta os investidores na leitura das demonstrações financeiras. Resultado: lucros “fictícios” com distribuição de dividendos “exageradas”, bônus maiores nos bolsos dos executivos, “destruição” do PL?


Como a Instrução CVM nº 191 não foi revogada, ninguém está proibido de publicar espontaneamente demonstrações financeiras em moeda de capacidade aquisitiva constante. Ou seja, não depende dos contadores e sim dos Administradores das empresas.


Vão dizer que a regra internacional só prevê esse tipo de publicação quando a inflação chega a 100% acumulado em 3 anos; um equívoco penso eu, já que 10% ao ano já faz um verdadeiro estrago após 3 anos - 100% significa terra arrasada. Acorda IASB !!!


Será que estamos diante de um caso de “cegueira coletiva deliberada”?


Abraços fraternos,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.