Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

4 de abril de 2021

Temporada de assembleias: o velho enredo que se repete.


Tímidas disputas na eleição de conselheiros (parecendo jogo da série B – disso eu entendo), pouca discussão sobre os números das companhias e nenhum debate sobre a remuneração dos executivos.


Já as fraudes contábeis e o pagamento de propina para políticos são assuntos proibidos nos conclaves anuais.


E reparem bem: quando chega no item de pauta “Fixação da remuneração anual global dos administradores e dos membros do Conselho Fiscal para o ano de 2021” o que mais vemos é abstenção ou votos de aprovação encabulada, sem debate.


Ninguém questiona como pode uma Cia. destinar quase metade dos gastos com o Conselho de Administração pela participação em comitês !!!


Ninguém questiona o que leva o presidente do Conselho de Administração ganhar “zilhões” de vezes mais que outros conselheiros, só porque é o controlador da empresa !!!


Mas assembleia não é lugar para esse tipo de discussão, dirão os sisudos advogados de plantão. Não me digam que esses assuntos devem ser “conversados” ao pé do ouvido do diretor de relações com investidores, em uma conversa reservada, para não fazer marola?


Para acalorar esse debate vem aí um estudo sobre os conselhos de administração mais caros do Brasil ... Vai ter gente que vai ficar incomodada.


Abraços fraternos,

Renato Chaves


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.