Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

14 de março de 2021

O maior caso de insider trading de todos os tempos?

 

A leitura da coluna da jornalista Malu Gaspar de 03/3/21 nos faz acreditar que podemos estar diante do mais relevante caso de insider trading no Brasil (veja no link https://blogs.oglobo.globo.com/malu-gaspar/post/operacao-suspeita-com-acoes-da-petrobras-pode-nao-ter-sido-unica.html), talvez não em termos de valores, mas sim por conta do possível envolvimento de atores “diferenciados”.


Caso já sob investigação na CVM (veja mais nos links https://valor.globo.com/financas/noticia/2021/03/05/cvm-abre-processo-administrativo-para-apurar-possivel-insider-na-petrobras.ghtml e https://valor.globo.com/financas/noticia/2021/03/08/cvm-se-reune-com-tullett-prebon-para-apurar-caso-de-insider-com-petrobras.ghtml), fica a dúvida sobre eventuais punições, considerando o histórico de morosidade (https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/03/05/lentidao-marca-casos-de-insider-na-cvm.ghtml) e “não julgamentos” do Xerife em casos do gênero: os termos de compromisso resolvem quase tudo (veja mais em https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/03/03/operacao-atipica-com-acoes-da-petrobras-esta-na-mira-da-cvm.ghtml). 


Inabilitações? Sonho meu, sonho meu, vai buscar quem mora longe, sonho meu (com a brilhante Maria Bethânia em https://www.youtube.com/watch?v=uIK4MnrZuFs).


Abraços fraternos,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.