Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

5 de março de 2021

Audiência Pública de reforma da ICVM 480: prazo termina dia 8/3.

(atualizado às 19h23 do dia 06/3/2021) 

E aí, como os “gestores-blábláblá-ESG” se comportarão? 


Irão contribuir? Ou tudo não passa de propaganda enganosa? A poderosa Abrasconi (Associação Brasileira de Controladores Inescrupulosos)  e a turma do Darth Vader certamente mandarão suas "contribuições".


O humilde nano-investidor-barulhento de poucas empresas que vos escreve já enviou suas contribuições (veja no quadro abaixo). Vale lembrar que a sugestão que fiz em 2017 de divulgação da relação entre a maior remuneração e a remuneração média dos empregados já foi incorporada na minuta ora proposta pela CVM (item 10.3.d do Anexo). Mais informações no link http://conteudo.cvm.gov.br/audiencias_publicas/ap_sdm/2020/sdm0920.html.

 

Redação proposta pela Audiência Pública

Proposta do participante

Justificativa

10.1. Descrever os recursos humanos do emissor, fornecendo as seguintes informações: a. número de empregados (total e por grupos, com base na atividade desempenhada, na localização geográfica e em indicadores de diversidade, tais como gênero, cor ou raça, faixa etária e outros que o emissor julgue relevantes)

10.1. Descrever os recursos humanos do emissor, fornecendo as seguintes informações: a. número de empregados (total e por grupos, com base na atividade desempenhada  - níveis diretivo, gerencial e operacional - na localização geográfica e em indicadores de diversidade, tais como gênero, cor ou raça, faixa etária e outros que o emissor julgue relevantes)

A sugestão visa permitir ao leitor identificar eventuais discrepâncias nos indicadores de diversidade por grupos de atividades desempenhadas

11.4. Fornecer outras informações que o emissor julgue relevantes

11.4. Fornecer outras informações que o emissor julgue relevantes, sendo obrigatória a divulgação de informações sobre recursos aportados em organizações não governamentais e OSCIPs mantidas pelo emissor

A CVM já externou tal entendimento em consulta que feita no Processo CVM nº 19957.009688/2019-31, respondida pelo Ofício nº 17/2021/CVM/SOI/GOI-2, de 07/1/21, porém observam-se procedimentos distintos nas companhias, sendo necessário reforçar tal entendimento

 

Abraços fraternos,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.