O Xerife está ficando sem munição?

 


Como se já não bastasse a ameaça de um reforma da Lei 6404 “goela abaixo”, por intermédio de Medida Provisória, agora vemos o orçamento da CVM minguar ano após ano, como nos mostra a reportagem de João José Oliveira no portal UOL (https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/01/23/vigia-do-mercado-busca-tenta-correr-atras-da-explosao-da-bolsa.htm).


Isso na contramão do crescimento do mercado, que triplicou de 2014 para 2019, enquanto o orçamento da CVM caiu de R$ 61 milhões em 2014 para R$ 30,5 milhões. Instalações espartanas, e pior, com uma redução do número de funcionários. Como fica o desafio de fiscalizar as redes sociais? Vale lembrar que somente o grupo “short squeeze IRB” no Telegram tem 20 mil membros !!!


Parece que o enxugamento de órgãos técnicos virou política de Estado, algo irresponsável, especialmente se considerarmos o aumento significativo do número de pessoas físicas investindo no mercado de ações – um salto de pouco mais de 500 mil em 2015 para mais de 3 milhões de CPFs em 2020.


Estado mínimo não pode ser Estado zero.


Abraços fraternos,

Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas