Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

23 de janeiro de 2021

Diversidade não começa nos conselhos.

 

A carta divulgada pelo Programa Diversidade em Conselho, iniciativa criada para aumentar a diversidade nos conselhos brasileiros formada por B3, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), International Finance Corporation (IFC), Spencer Stuart e WomenCorporateDirectors (“WCD”), busca promover a ampliação da diversidade na formação dos colegiados de instituições (veja no link http://www.b3.com.br/pt_br/noticias/programa-diversidade-em-conselho-divulga-carta-aberta-para-promover-a-inclusao-na-formacao-de-colegiados.htm).


OK, mas será que é difícil entender que se não existir diversidade em cargos gerenciais fica muito mais difícil termos diversidade em diretorias e em conselhos?


Os conselhos são o topo da organização, ou não?


Aqui não se discute a importância da presença feminina em conselhos de administração, isso é importante? Sim, mas ficar batendo somente nessa tecla antes das Assembleias me parece algo limitado: a diversidade precisa ser mais abrangente, tem que permear toda a empresa ...


Que tal ampliarmos esse debate? Que tal incentivarmos programas de trainees com a participação majoritária de alunos universitários bolsistas? Que tal orientarmos as organizações a incluir nos processos de seleção para cargos gerenciais pelo menos 50% dos candidatos oriundos desses programas de trainee?


Racismo estrutural não é um discurso, é a realidade ... Veja a matéria publicada pelo jornalista Alexandre Rodrigues na Revista Época em 24/12/20 com um corajoso depoimento sobre o tema (no link https://epoca.globo.com/sociedade/quero-fazer-parte-mas-sendo-negro-executivo-de-multinacional-siderurgica-conta-como-busca-combater-racismo-estrutural-1-2481057100).


Abraços fraternos,

Renato Chaves


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.