Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

24 de janeiro de 2020

BlackRock preocupado com o clima, mas com 20 anos de atraso.



A notícia publicada em 14/1/2020 afirma que o gigante da gestão de recursos, com a bagatela de US$ 1,8 trilhão em ativos sob gestão, “vai sair de investimentos em dívidas e ações de produtores de carvão térmico”, pois “as mudanças climáticas transformarão as finanças globais mais cedo do que imaginam” (https://www.infomoney.com.br/mercados/blackrock-coloca-clima-no-centro-de-estrategia-de-us-7-trilhoes/).

Ué, a transformação virá? Como assim? E por que só empresas produtoras de carvão térmico? E quem explora petróleo no Ártico? E a exploração do Tibet (invadido e Dalai Lama expulso)? Alô, alô hipocrisia, aquele abraço !!!

Não seja tão rigoroso Renato, fica parecendo torcedor do Glorioso receoso com o ano de 2020 ...

Tá bem, antes tarde do que nunca (aplausos acanhados), mas a medida chega com 20 anos de atraso, pelo menos. Muita geleira já virou água gelada nesse meio tempo.

Desde 2000 o Hermes, um administrador de fundos subsidiária integral da BT Pension Scheme e o ICCR (Interfaith Center on Corporate Responsability), entre outros gestores, já adotam medidas neste sentido, questionando e deixando de investir em empresas que negligenciam questões ambientais.

O livro “Os novos capitalistas: a influência dos investidores-cidadãos nas decisões das empresas”, de Stephen Davis, Jon Lukomnik e David Pitt-Watson (Editora Elsevier/PREVI, 2008), está repleto de exemplos.

Pois é, se demorar mais não sobra nenhum pinguim, nem urso polar para contar a história.

Abraços a todos,
Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.