Vigiai .... sem trégua.


O mercado de capitais, especialmente o nosso, está repleto de profissionais inteligentes e criativos, mas infelizmente com um número cada vez maior de admiradores do tenebroso Darth Vader.

O que não falta é operação “Caracu”, especialmente quando o assunto é uma aquisição, uma fusão ou mesmo uma operação comercial entre partes relacionadas.

Um exemplo bem atual é a operação em curso comandada pelo Mr. Burger de Chicago, que chama de joint venture/parceria estratégica uma aquisição de controle do “filet mignon” só para economizar uns milhõezinhos.

Então não basta orar e vigiar, como nos diz a passagem bíblica... Por excesso de ceticismo sou adepto do lema “controlai e vigiai, porque se não a casa cai”.

Tem exemplo tenebroso, mas também tem um bom exemplo, como a recente negociação das novas condições de atuação da empresa listada Wiz como corretora de seguros na rede de distribuição da Caixa Econômica Federal, negociada com os acionistas Caixa Seguros e CNP Assurances. As condições expostas para deliberação dos acionistas em futura AGE nos mostra como a atuação de um comitê do Conselho de Administração faz a diferença (um resumo da operação está disponível no link http://ri.wizsolucoes.com.br/pt-br/governanca-corporativa/comunicados-e-fatos-relevantes/).

Por fim um aviso: o prazo para encaminhamento de contribuições para a Audiência Pública CVM/SDM 02/18, que trata da dosimetria de penas, foi prorrogado para 31/8 (http://www.cvm.gov.br/audiencias_publicas/ap_sdm/2018/sdm0218.html).

E enquanto tem bambu tem flecha...

Abraços a todos,
Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas