Desqualificando a governança corporativa.


Empresas corruptoras, flagradas tanto aqui como no exterior (tem uma famosa que corrompeu nos 4 cantos do mundo – América Central, África e Ásia – parecendo tabuleiro de War), pagaram as multas (parcelamento a perder de vista com CDI careca) e agora estão “limpinhas” novamente. No caso de empresas listadas, os Administradores não foram “importunados” pela CVM (ainda... assunto para uma próxima postagem).

Para dar a (falsa) impressão de renovação essas empresas mudam o nome/logo, fazem separação de negócios/operações, contratam novos conselheiros, criam áreas de compliance, tudo isso suportado por custosas campanhas de divulgação que usam frases de efeito como “oxigenar a companhia e trazer novas visões”, “a empresa está passando por uma trajetória de recuperação reputacional”, “o que se busca, agora, é uma nova rotina de gestão dos negócios” e a campeã de todas “somos humanos, mas essa é a nossa força, pensamos, repensamos, nos reinventamos todos os dias”.

Acreditem, tem empresa que consegue até ser incluída em ranking das reputações mais valiosas do Brasil (http://institucional.ae.com.br/cadernos/pr-newswire-economia/?id=Q1lnUkY4cERjRGR1L042K0JHdTRPUT09)... Se continuar nessa balada periga ganharem um prêmio de boas práticas de governança logo logo.

 Parece que o “mercado” não sabe o que significa Zelotes e nem Lava Jato, só tem olhos para os dividendos.

Abraços a todos,

Renato Chaves

Comentários

  1. Bem colocado. Penso a mesma coisa quando leio os anúncios da ODERBRECHT JBS e Petrobras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Maria Pia, no caso das empresas corruptoras listadas o que causa espanto é o silêncio dos investidores.
      Um abraço,
      Renato Chaves

      Excluir
    2. É o famoso jeitinho brasileiro, sempre.

      Mudam a embalagem, mas não mudam o conteúdo.

      Governança de papel.

      Excluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas