Responsabilidade dos auditores, conflitos de interesses e outras querelas.

Sempre que uma empresa quebra, especialmente em casos de fraude ou falhas de controle,  a 1ª pergunta feita por investidores é "os auditores não viram nada?". Ou ainda "onde estavam os auditores"?

Ora, os auditores estavam fazendo o que sempre fizeram: revisões limitadas de ITRs (eu diria limitadíssimas), um estudo anual sobre o sistema de controles internos, documento raramente analisado pelos preguiçosos conselhos de administração e fiscal brasileiros, e um trabalho mais intenso/minucioso no fechamento das demonstrações financeiras anuais.

Mas será que esse escopo de trabalho é suficiente para "dar conforto" aos diversos tipos de usuários? Até que ponto podemos/devemos responsabilizá-los? 

Essas e outras questões serão debatidas no encontro do Grupo de Discussão de Contabilidade, promovido pela Revista Capital Aberto, com o tema "Limites do auditor: fraudes em balanços e novo relatório ampliam discussão sobre responsabilidades". Será no aprazível restaurante Brasil a Gosto, na Rua Prof. Azevedo Amaral 70, São Paulo, no próximo dia 27/8, com início às 8:15h (http://www.capitalaberto.com.br/eventos/eventos-capital-aberto/contabilidade/#.VdkGLfkzZD8). Espero vocês lá...

Abraços a todos,
Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas