Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

16 de dezembro de 2017

Desqualificando a governança corporativa.


Empresas corruptoras, flagradas tanto aqui como no exterior (tem uma famosa que corrompeu nos 4 cantos do mundo – América Central, África e Ásia – parecendo tabuleiro de War), pagaram as multas (parcelamento a perder de vista com CDI careca) e agora estão “limpinhas” novamente. No caso de empresas listadas, os Administradores não foram “importunados” pela CVM (ainda... assunto para uma próxima postagem).

Para dar a (falsa) impressão de renovação essas empresas mudam o nome/logo, fazem separação de negócios/operações, contratam novos conselheiros, criam áreas de compliance, tudo isso suportado por custosas campanhas de divulgação que usam frases de efeito como “oxigenar a companhia e trazer novas visões”, “a empresa está passando por uma trajetória de recuperação reputacional”, “o que se busca, agora, é uma nova rotina de gestão dos negócios” e a campeã de todas “somos humanos, mas essa é a nossa força, pensamos, repensamos, nos reinventamos todos os dias”.

Acreditem, tem empresa que consegue até ser incluída em ranking das reputações mais valiosas do Brasil (http://institucional.ae.com.br/cadernos/pr-newswire-economia/?id=Q1lnUkY4cERjRGR1L042K0JHdTRPUT09)... Se continuar nessa balada periga ganharem um prêmio de boas práticas de governança logo logo.

 Parece que o “mercado” não sabe o que significa Zelotes e nem Lava Jato, só tem olhos para os dividendos.

Abraços a todos,

Renato Chaves

3 comentários:

  1. Bem colocado. Penso a mesma coisa quando leio os anúncios da ODERBRECHT JBS e Petrobras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Maria Pia, no caso das empresas corruptoras listadas o que causa espanto é o silêncio dos investidores.
      Um abraço,
      Renato Chaves

      Excluir
    2. É o famoso jeitinho brasileiro, sempre.

      Mudam a embalagem, mas não mudam o conteúdo.

      Governança de papel.

      Excluir

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.