O olho do dono é que engorda o gado. Será?


No caso do mercado de capitais brasileiro o ditado não vale, pois os acionistas controladores nunca sabem o que acontece nas empresas que controlam ...  Perfeitos idiotas? Ou será que o olho do dono só engorda o próprio bolso?

Quais controladores foram punidos no caso Americanas? Já sei, os advogados vão falar da inexistência de acionistas controladores; conversa para boi dormir.

E no caso CVC? (veja no link CVC: erros contábeis somam R$ 362 milhões e empresa vê indícios de fraude – Money Times).

Que tal Fertilizantes Heringer? (mais detalhes no link https://exame.com/invest/mercados/corrupcao-na-fertilizantes-heringer-fher3-evidencias-de-fraude-e-r-50-milhoes-superfaturados/).

Lembrar não custa nada: quem não lembra das  para as finadas Sadia e Aracruz, que sucumbiram apesar da presença de representantes de acionistas controladores nos Conselhos e diversos comitês de assessoramento. Por oportuno, a CVM inabilitou algum conselheiro?

Por fim, o emblemático caso CCR (veja no link https://valor.globo.com/google/amp/empresas/noticia/2019/03/07/ccr-fecha-acordo-de-leniencia-no-pr-e-pagara-r-750-milhoes-por-corrupcao.ghtml).

Seriam os executivos verdadeiros gênios do crime? Será que os controladores não deveriam pelo menos responder pela escolha de executivos bandidos?

Se em algum dia um desses for preso sugiro, como leitura de cela, o livro Why They Do It: Inside the Mind of the White-Collar Criminal, de Eugene Soltes.

Abraços fraternos,

Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas