De xerife a medico legista: a derrocada da regulação no mercado de capitais brasileiro.

 


Como bem disse um amigo nos corredores do Congresso do IGBC, realizado nos dias 9 e 10/11 em SP: a CVM bateu o último prego no caixão da regulação. Já vejo no horizonte novas “Linxs, Qualicorps e HRTs”,  com votos desavergonhados de acionistas conflitados.


"Olhar desenvolvimentista"? (expressão constante da reportagem da jornalista Juliana Schincariol “CVM reitera mudança de entendimento sobre conflito de interesse - disponível no link https://valor.globo.com/financas/noticia/2022/11/09/cvm-reitera-mudanca-de-entendimento-sobre-conflito-de-interesse.ghtml).


E eu que achava que conflito de interesses era tema do direito societário.


Resumindo, reduzir o debate a uma falsa polarização de ideias (desenvolvimentistas x "atrasistas") é fugir da responsabilidade de atuar como árbitro em situações de conflito, lavando as mãos: os investidores são "crianças bem crescidas" que não precisam da tutela regulatória.

 

Abraços fraternos,

Renato Chaves 

Comentários

  1. Único remédio eh o ativismo consciente e construtivo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas