Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

14 de novembro de 2022

De xerife a medico legista: a derrocada da regulação no mercado de capitais brasileiro.

 


Como bem disse um amigo nos corredores do Congresso do IGBC, realizado nos dias 9 e 10/11 em SP: a CVM bateu o último prego no caixão da regulação. Já vejo no horizonte novas “Linxs, Qualicorps e HRTs”,  com votos desavergonhados de acionistas conflitados.


"Olhar desenvolvimentista"? (expressão constante da reportagem da jornalista Juliana Schincariol “CVM reitera mudança de entendimento sobre conflito de interesse - disponível no link https://valor.globo.com/financas/noticia/2022/11/09/cvm-reitera-mudanca-de-entendimento-sobre-conflito-de-interesse.ghtml).


E eu que achava que conflito de interesses era tema do direito societário.


Resumindo, reduzir o debate a uma falsa polarização de ideias (desenvolvimentistas x "atrasistas") é fugir da responsabilidade de atuar como árbitro em situações de conflito, lavando as mãos: os investidores são "crianças bem crescidas" que não precisam da tutela regulatória.

 

Abraços fraternos,

Renato Chaves 

Um comentário:

  1. Único remédio eh o ativismo consciente e construtivo!

    ResponderExcluir

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.