Liberalismo na regulação: terreno fértil para as falcatruas corporativas.

 


A notícia de que temos na CVM mais um diretor com perfil liberal, que defende o voto de controlador em situações de conflito por acreditar na boa fé desses meigos acionistas, por exemplo, é de causar arrepios (matéria da jornalista Ana Paula Ragazzi – no link https://braziljournal.com/joao-accioly-um-liberal-hardcore-na-cvm).


Em um país onde o padrão corporativo é o lucro acima de tudo, custe o que custar, com executivos de empresas corruptoras condenados no exterior e não julgados no Brasil, falar em exagero na prevenção é mandar um recado claro para o público em geral, e para os meliantes de colarinho branco em particular: vale tudo, estilo faroeste caboclo.


No frigir dos ovos podemos prever o incremento dos “acordinhos” (os pomposos termos de compromisso – tem até um comitê que negocia o tamanho do cheque-perdão !!!), com pagamento de DARFs sem a confissão de culpa, algo que educa demais o nosso mercado, só que na direção errada: fraudou, manipulou, negociou de forma irregular? Pague um DARF que tudo vai para debaixo do tapete.


Por isso estou “rouco de tanto digitar”: "A dissuasão funciona no mundo do colarinho branco" (Robert Khuzami, diretor de fiscalização da SEC - 2010).


Abraços fraternos,

Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas