Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

26 de dezembro de 2020

2020 não vai deixar saudade.

 

Momento de consternação, com quase 200 mil mortes no país. Nem dá vontade de escrever.


O Volume de IPOs pode trazer a falsa sensação de que foi um ano bom, mas para o mercado de capitais fica a sensação de que regredimos uns bons anos no quesito regulação. Crescer com insegurança não é um bom caminho.


O “relatório-puxão-de-orelha” do TCU, comentado na minha última postagem, resume bem esse sentimento. Conflitos de interesses liberados, criminosos que praticam insider trading nunca inabilitados e o cortejo segue feliz pela Rua Sete de Setembro.


Vem aí a reforma da Instrução CVM 480, com a Audiência Pública SDM 09/20 (prazo para recebimento de contribuições até o dia 08/3/21 -(http://www.cvm.gov.br/noticias/arquivos/2020/20201207-1.html).


Mas sobre isso eu escrevo no ano que vem.


Cuidem-se para que tenhamos um 2021 mais feliz.


Abraços fraternos,

Renato Chaves

Um comentário:

  1. Renato, venho acompanhando suas publicações ha algum tempo e partilho das mesmas preocupações. A que você atribui essa sensação de certa leniência em relação as punições? A legislação é branda na sua opinião? Obrigada e continue por favor!

    ResponderExcluir

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.