Sustentabilidade: desmascarando as empresas enganadoras.

O relatório da BM&FBovespa traz uma lista das empresas que elaboram relatórios de sustentabilidade (em http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/mercados/download/Lista-empresas-sustentabilidade.pdf).

Elaborado no formato “pratique ou explique”, o relatório traz desculpas esfarrapadas de empresas que usam o termo “sustentabilidade” à exaustão, sem qualquer compromisso com a verdade.

Que tal os investidores começarem a ameaçar essas empresas com a saída do papel? Não é só elaborar o relatório, tem que provar que faz algo diferenciado, medidas efetivas, duradouras, que reflitam em processos produtivos com menos impacto....

O Encontro Previ de Governança Corporativa, realizado nos dias 26 e 27/8, trouxe bons exemplos. Mas também nos fez pensar que, para alguns CEOs, é mais importante crescer no curto prazo, adquirindo concorrentes, do que criar bases sólidas para um crescimento regular e constante. Felizmente parece que os “CEOs rambos” são uma raça em extinção (oh raça !!!).

Próxima tarefa: criar uma lista negra das empresas que sonegam informações sobre remuneração de executivos, se aproveitando sorrateiramente de uma liminar de um instituto chapa branca. Não vale só reclamar do sigilo nos votos para o presidiário-deputado Donadon.

Abraços a todos e uma boa semana,

 Renato Chaves

Comentários

  1. PARABÉNS RENATO CHAVES....ME ORGULHO MUITO TER TRABALHADO COM VC NA DIMEC RJ.....MUITO OBRIGADO PELA SUA GESTÃO JUNTO A PREVI DO BB, CLASSIFICO VOCE COMO O MELHOR GESTOR QUE JÁ ESTEVE A FRENTE DE NOSSO FUNDO DE PENSÃO....GRANDE ABRAÇO LUIS EDUARDO MACIEL

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Renato. Muito oportuna a sua análise. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Caro Luis Eduardo, agradeço as suas palavras. Realmente foi uma grande experiência e o sucesso na gestão tem que ser creditado ao incrível time de profissionais da Previ. Tudo fica mais fácil com aquela turma. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Roberto Gonzalez02/09/2013, 10:54

    Renato, desde 1997 vejo relatórios que são fantásticos e quando visitava as companhias, via uma grande distancia do que eu tinha lido para o que eu via ao vivo e a cores.

    Uma questão que acredito pode contribuir muito é o relato integrado, pois a "credibilidade" que existe - ou pelo menos deveria existir - nas DCs pode contribuir para que o relato da sustentabilidade seja mais pragmático.

    Por isso defendo essa integração desde 2007, inclusive com artigos públicos na revista RI, sendo o primeiro em maio de 2007.

    Qual a sua opinião sobre o RELATO INTEGRADO?

    ResponderExcluir
  5. Alessandra Carneiro Leao09/09/2013, 08:02

    Acredito que a proposta do Relato Integrado e sua implementação por parte das empresas contribuirá muito na questão de maior transparência nos Relatórios de Sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  6. Sou favorável ao Relatório Integrado, mas como ele (ainda) não é obrigatório penso que os investidores devem "pressionar", desmascarando os "enganadores".

    Abraços Alessandra e Roberto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas