Comprando ações de empresa com ativos no Brasil e sede em paraísos fiscais... Quando a esmola é alta até o santo desconfia.

Recentemente li opiniões sobre a falta de segurança para os investidores que adquiriram ações de uma empresa listada em um país da Europa com “regras flexíveis” (e aqui por BDRs), país este ”fichado” pela nossa Receita Federal como paraíso fiscal – e o tal “país” é tão grande como o bairro de Copacabana. Para piorar, a “sede” da referida empresa está “situada” em uma ilha caribenha com praias paradisíacas: de fato trata-se de uma caixa postal, vizinha de tantas outras que representam interesses de bandidos, ditadores, traficantes de drogas, governantes corruptos (não necessariamente ditadores) e sonegadores em geral...
Sabemos que existem empresas que criam subsidiárias integrais em alguns desses paraísos fiscais para realizar operações financeiras, tudo na mais perfeita legalidade. Como as empresas criadas são de capital fechado, os investidores daqui não sofrem qualquer prejuízo por conta do tal “planejamento tributário”. Algo bem diferente da situação anterior, onde não existe sequer um bispo para reclamar.
Mas o que será que leva um investidor a optar por um ativo como esse, que pode ser considerado de alto risco? O fato é que a expectativa de excelentes ganhos é rapidamente substituída pela insegurança, fruto da falta de informações. Junte a isso o fato de não ter a quem reclamar e o investidor “esperto da Lapa” vira “otário da Afrânio” em um piscar de olhos.... Só resta chorar pelo leite derramado, literalmente.
Em tempo: quem acha que a existência de paraísos fiscais é uma ameaça à democracia e uma afronta àqueles que pagam regularmente os seus impostos e não tem nada a esconder, sugiro uma visita ao site http://www.endtaxhavensecrecy.org/pt/, onde existe um link para envio de e-mail para o G20 pelo fim dos paraísos fiscais (a campanha no Brasil é coordenada pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos – Inesc). Conheci a iniciativa em um programa na Globonews e abracei a causa. Mande o seu e-mail, não custa nada...
Abraços e uma boa semana para todos,
Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas