Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

18 de outubro de 2015

Prêmios de Transparência: porque existem empresas grandes demais para serem contrariadas.

Pois é, de uma lista de 16 empresas de capital aberto agraciadas com o Troféu Transparência (anúncio no jornal Valor do 21/7) temos 3 empresas (CSN, Gerdau e Vale) que deveriam disputar outra categoria: a das empresas que usam subterfúgios (utilização de um instituto “alienígena” em assuntos de GC) e criatividade jurídica (dão a entender nos Formulários de Referência que o uso da liminar não é opcional) para fugir de uma obrigação regulatória.

São transparentes no que lhes interessa, pois não revelam a remuneração mínima, média e máxima de seus Administradores, conforme norma criada pela CVM.

Penso que chegou a hora de excluirmos essas empresas de premiações do gênero, como o prêmio de excelência em RI, pelo simples motivo de representarem uma minoria que cisma em afrontar o regulador. 

Transparência pela metade não vale....

Abraços a todos,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.