E ninguém sabia de nada – os reguladores.

 


Claro que os reguladores não sabiam de nada. E nem poderiam.


A crítica, cada vez mais contundente na praça (veja matéria do jornalista Nicola Pamplona no link https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/01/associacao-pede-bloqueio-de-bens-da-pwc-e-acusa-cvm-de-negligencia-no-caso-americanas.shtml), é a morosidade na apuração dos fatos.


Sendo a fraude bilionária um crime contra a economia popular (são milhões de CPFs negociando na B3), a postura burocrática de instaurar processos somente com o encaminhamento de ofícios irrita a todos. O defunto está estendido na sede da empresa, tem executivo com a mão suja de líquido vermelho (sangue ou ketchup da Kraft?) e o Xerife está mandando cartinhas perguntando se alguém viu algo.


Num caso como esse, que ainda carrega suspeita de insider trading, o que se esperava era uma ação enérgica, com a obtenção de uma autorização judicial para a realização de uma operação de busca e apreensão na empresa e no grupo de controle (aliás, que operação oportuna essa de “perda” do controle sem prêmio, mais conhecida como “pega mané”), além da apreensão dos passaportes dos Administradores (vai que eles pensam em organizar uma convenção nas Bahamas com os ex CEOs da Oi, CVC, IRB, Braskem, Wiredcard, etc, etc.).


Reparem que ninguém está criticando a competente área técnica da CVM, esvaziada pela falta de concursos e desconsiderada por vezes quando sólidas peças de acusação são trocadas por meia dúzia de moedas. É o comando da Autarquia que transmite para o mercado esse clima de impunidade - para todo delito existe um termo de compromisso a negociar, não importa a gravidade. Mas entendo: assim como as rodas, as portas giratórias são feitas para girar.


B3? Uma piada, com seu índice de sustentabilidade repleto de empresas poluidoras e corruptoras.


Abraços fraternos,

Renato Chaves 

Comentários

  1. Raridade. Blog com conteúdo atualizado. Gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Eduardo. Fique à vontade para sugerir temas. Um abraço

      Excluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas