Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

12 de agosto de 2022

"Fraude não se regula, fraude se pune."

 Bonita frase do novo Xerife (veja na matéria da jornalista Juliana Schincariol no link https://valor.globo.com/financas/criptomoedas/noticia/2022/08/08/cvm-prepara-parecer-sobre-cripto-fraude-nao-se-regula-se-pune-diz-presidente.ghtml). Pena que a realidade contradiz o pomposo discurso.


Isso porque casos de fraudes milionárias com o uso de empresas listadas para pagamento de propina a famosos políticos, como no caso do ex presidiário “Caranguejo” (vejam na matéria da jornalista Juliana Schincariol no link https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/08/09/executivos-da-gol-tentam-acordo-com-cvm-em-caso-que-envolve-vantagens-indevidas.ghtml e no link https://www.gov.br/cvm/pt-br/assuntos/noticias/cvm-aceita-termo-de-compromisso-com-executivos-da-hypera-s-a-e-suas-subsidiarias), tem sido tratados pelo Colegiado como singelos casos de malfeitos inofensivos. Contrariando as peças de acusação muito bem formuladas pela competente área técnica da CVM, o Colegiado transformou os termos de compromisso em carta branca para delinquentes perigosíssimos, sem avaliar a gravidade das infrações cometidas.


Resumindo, fato é que foi criado um vergonhoso balcão de negócios na Rua Sete de Setembro: como nas Casas Bahia, a pergunta que se faz ao meliante de colarinho branco é “quer pagar quanto?”

 

Data Venia nobre Xerife, fraude não se esconde debaixo do tapete com vergonhosos termos de compromisso. Fraude se pune.


Abraços fraternos,

Renato Chaves  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.