A contradição no discurso das empresas listadas sobre ESG/ASGI.

 

As manifestações recebidas na Audiência Pública CVM nº 09/20, que trata da inclusão de informações na Instrução nº 480 que reflitam aspectos sociais, ambientais e de governança corporativa e se encontra em fase de análise (disponíveis no link http://conteudo.cvm.gov.br/audiencias_publicas/ap_sdm/2020/sdm0920.html), nos revela algo estranho: ou a associação que congrega as empresas listadas tem opinião própria e não ouve suas associadas, ou as empresas estão fazendo “jogo duplo”, com discurso bonito sobre ESG/ASGI para enganar investidores de um lado, e do outro usando a associação para minar qualquer iniciativa de avanço sobre o tema.


Usando e abusando do jargão “em que pese a louvável iniciativa de aprimorar a divulgação de informações”, a lustrosa carta de 24 páginas da impoluta associação, ao se opor a praticamente todas as sugestões da CVM para aumentar a transparência, desconstrói todo o discurso bonito dos relatórios anuais das empresas listadas.

 Informações sobre diversidade? Esqueçam, pois “os altos custos para realização de censos periódicos dentro das companhias para a autoidentificação de todos os seus funcionários” inviabilizariam a nobre iniciativa da CVM (itens 10.1.a e 10.1.b da Minuta). Essa turma que não gosta de sistemas de gestão e defende o holerite/contracheque impresso não é fácil...


Nada de surpreendente. Aliás, é algo bem coerente com a usual postura retrógrada da Associação. Resta às empresas endossarem essa postura com o conveniente silêncio ou deslegitimar publicamente a poderosa associação.


E “assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade” (Lulu Santos em “Assim caminha a humanidade”).


Abraços fraternos,

Renato Chaves

Comentários

  1. Caro Renato, tudo bem? Aqui é o Ricardo Malavazi, voltando a acompanhar mais de perto o "mercado", após me dedicar nos últimos anos a negócios no mundo digital. Espero que esteja bem, embora a fase do Botafogo...(espero que passe logo). Sobre as regras para apresentar ESGI, lamentável essa falta de visão da ASSOCIAÇÃO da rápida evolução das exigências de ESG no mundo e a transparência "agressiva" demandada via redes sociais, independente da CVM. As empresas que não implantarem ESGI no dia a dia e/ou não forem transparentes, independente das regras da CVM, vão ser "atropeladas" por rejeição no mundo digital, que está em dinâmica acelerada em relação ao tema. Vide a questão da foto hoje de uma parceira da XP. Prejuízo certo para acionistas.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Malavazi, o Botafogo preocupa pouco perto da atual fase do nosso mercado. Concordo contigo, tem muita propaganda e pouca ação. Vamos aguardar o resultado da audiência pública da CVM sobre a CVM 480. A depender das empresas teremos pouca evolução (vide carta da ABRASCA em http://conteudo.cvm.gov.br/audiencias_publicas/ap_sdm/2020/sdm0920.html).
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas