Diversidade: temos que quebrar o teto de vidro.


Pois é, a proposta constante da minuta de Instrução de reforma da ICVM 480 para tornar obrigatória a divulgação de indicadores de diversidade ficou um pouco vaga, dá margem para as empresas não escreverem muito.


O item “14.1.a” da proposta obriga que as empresas passem a descrever: “número de empregados (total, e por grupos, com base na atividade desempenhada e, na por localização geográfica e em indicadores de diversidade, tais como gênero, cor ou raça, faixa etária e outros que o emissor julgue relevantes)”.


Se a proposta passar caberá aos investidores cobrarem  mais transparência e menos propaganda. Que indicadores serão utilizados? Não venham com o blábláblá “temos representação feminina no conselho de administração”.... Queremos saber quantos negros e mulheres ocupam cargos gerenciais.


Sempre repito o que foi dito pela professora do Ibmec-Rio Silvana Andrade para entendermos o que ela chama de “teto de vidro” (https://exame.abril.com.br/carreira/por-que-as-mulheres-nao-chegam-ao-board/). Quem não chega a gerente jamais será um diretor e quem não chega a diretor dificilmente chegará a conselheiro, salvo “desvios oportunísticos”, como vemos algumas mulheres que pertencem ao grupo familiar que controla a empresa listada. Ou vocês acham razoável ter uma pedagoga com sobrenome nobre como conselheira de administração titular de uma grande instituição financeira? Nada contra a profissão de pedagoga, mas a atuação em uma instituição financeira certamente exige habilidades pra lá de complexas: se eu fosse um pedagogo, biólogo ou bibliotecário não aceitaria um convite desses...


Fiquei feliz em ver que essa e outra sugestão que apresentei na reforma de 2017 (Audiência Pública SDM 10/16) e que foram recusadas à época porque, apesar de meritórias, “entendeu-se que o mais adequado é que eles sejam analisados em novo projeto normativo, de forma a propiciar uma discussão mais ampla com o mercado e a oportunidade de todos os interessados na informação opinarem sobre sua revisão”, foram incluídas na nova proposta.


Mas reforço a necessidade de participação na Audiência Pública, pois sabemos que a turma do Darth Vader irá fazer de tudo para impedir avanços na transparência.


Abraços fraternos,

Renato Chaves


Comentários

  1. Renato, me preocupa que iniciativas focadas apenas em quantidade de participação, sem comprometimento com a distribuição entre os níveis corporativos reforcem os esteriótipos que já vivemos em relação a representatividade de mulheres e negros. O tiro pode sair pela culatra, não acha?

    ResponderExcluir
  2. Desculpa a demora, mas tive problemas com a ferramenta de administração do Blog. Concordo com a professora do IBMEC que o problema "nasce" na base da estrutura. Penso que a divulgação dos números ajuda no debate. Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas