Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

26 de maio de 2019

Você abusou... e agora CVM?



Como diz a letra, na voz melodiosa da eterna Maria Creuza (https://www.youtube.com/watch?v=NMXXi3oHwCA):

Você abusou, tirou partido de mim, abusou
Tirou partido de mim, abusou
Tirou partido de mim.

Calma queridos leitores, não se trata de um momento de desgosto do editor do Blog pelo uso indevido do VAR no final de semana.

É que funciona assim: de tempos em tempos vem um espertalhão e abusa do mercado de capitais.

São 5 processos e vários segredos a serem revelados...  Qual será o resultado do julgamento que acontece na manhã da 2ª feira, na Cidade Maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro? (veja a relação completa no link http://www.cvm.gov.br/noticias/arquivos/2019/20190524-1.html).

Conselheiros figurões serão condenados por omissão? 

Diretores regiamente remunerados serão multados de forma tímida, devolvendo migalhas a título de indenização de prejuízos para o mercado, em contrapartida aos milhões recebidos nos imorais pacotes de remuneração?

E o controlador outrora todo poderoso, o quase Deus que “convenceu” experientes investidores institucionais e incautos Josés e Marias, será inabilitado de forma acachapante/cabal, por 15 ou 20 anos, para servir de exemplo para o mercado? 
(Obs: quando ouvi no elevador um amigo questionando o outro se já havia comprado ações Xpertas e vi 3 jatos executivos com o logo da empresa no hangar do Santos Dumont tive a certeza de que o desastre estava próximo).

O que está em jogo é credibilidade do nosso combalido mercado de capitais.

Abraços a todos,
Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.