Bônus para executivos: desalinhamento total.



Não é um sentimento, opinião, coisa de ativista de governança, mas algo comprovado por estudo realizado pela consultoria PwC, em parceria com a renomada Escola de Administração de Empresas da FGV de São Paulo (EAESP-FGV).


“O alinhamento de interesses com os acionistas está muito distante”, afirma o professor Oscar Malvessi em reportagem publicada no jornal Valor do dia 3/5 (em http://www.valor.com.br/empresas/5498487/estudo-revela-distancia-entre-bonus-e-retorno).

Junte-se a essa leitura a falta de compromisso com a transparência de metade das empresas listadas... Sim, metade das empresas listadas esconde informação de forma dissimulada, usando covardemente terceiros para enfrentar a CVM (o tal Instituto), como nos revela o jornalista Fernando Torres no mesmo jornal Valor do dia 2/5 (em http://www.valor.com.br/empresas/5495369/metade-de-empresas-da-bolsa-nao-revela-salarios-e-bonus).

Fica claro que os executivos escondem informação sobre remuneração não por medo da violência das ruas, mas sim pelo receio de serem desmascarados, afinal a remuneração está desalinhada com resultados. Daí o desprezo pelas assembleias de acionistas. Simples assim. Deveriam ter envergonha de falar em boas práticas de governança corporativa.

Acreditem, existe empresa que reajusta mensalmente a remuneração de diretores pelo IGP-DI !!!! Já imaginaram se a moda pega?

Abraços a todos,
Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas