Revisão da CVM 480: prazo prorrogado.


Agora não tem desculpa: o prazo foi alterado para 20/2.

Tem que participar, depois não adianta reclamar (mais detalhes em http://www.cvm.gov.br/audiencias_publicas/ap_sdm/2016/sdm1016.html). 
     
Todo agente de mercado tem a obrigação de encaminhar comentários/sugestões, incluindo os investidores institucionais que se fingem de mortos (Stewardship neles !!!). Criticar depois é agir como morador de condomínio que não aparece na assembleia, mas depois reclama do valor do condomínio, do quadro na parede da portaria ou do chinelo do faxineiro.

E os conselhos de administração? Estão acompanhando o debate? Deliberam a matéria ou deixaram esse assunto “chato” para o CEO e a área de RI? Ou vamos nos deliciar com as sugestões “progressistas” da associação de empresas listadas?

Na figura de investidor/ativista vou sugerir a retirada do item 12.2.j da Minuta, pois a divulgação da lista de acionistas é motivo de discussão intensa e somente divulgar uma “política” para justificar eventuais maldades não resolve a questão, além da inclusão de informações sobre diversidade (percentual de mulheres e negros em cargos gerenciais), remuneração (divulgação de indicador “maior remuneração x remuneração média dos empregados”) e a destinação de recursos para institutos sociais (viram o bafafá na Coreia do Sul e na Lava Jato?).

Pois é amigos, quem tem fascite plantar sabe o tênis que compra.

Abraços a todos,

Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas