Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

18 de junho de 2016

A Instrução CVM 358 vai mudar...

Já está no ar a audiência pública SDM 05/16 para atualização da Instrução CVM 358, aquela que dispõe sobre a divulgação de ato ou fato relevante (em http://www.cvm.gov.br/noticias/arquivos/2016/20160608-1.html).

A minuta publicada traz avanços, como o aumento do leque de pessoas “afetadas” pelo radar da CVM, incluindo PJs.

Tá bom, mas avalio que temos uma boa oportunidade para criarmos regras que inibam o insider trading primário, aquele praticado por administradores da própria companhia.

Neste sentido estou sugerindo:
·       Que a política de negociações seja obrigatória, afinal negociação de ações da própria Cia. é algo muito sério para termos a política como facultativa;
·       Que a empresa escolha uma corretora para centralizar TODAS as negociações de pessoas “afetadas” – a centralização já é usada por vários agentes de mercado, com sucesso, pois torna qualquer apuração mais rápida e viabiliza a proposta seguinte....;
·       Que o DRI tenha poderes para bloquear negociações, a qualquer tempo, diretamente na corretora contratada pela Cia. – o DRI deixa de ser “passageiro”, que corre atrás de informações depois que a bomba estoura, e passa a ser o condutor do processo.

Penso que assim reduziríamos bastante o risco de negociações em períodos vedados, seja por “descuido” (muito comum – vide termos de compromisso celebrados) ou má fé.

O prazo final é 08/07/16 e as contribuições devem ser encaminhadas para o seguinte email: audpublicaSDM0516@cvm.gov.br.

Vamos contribuir? Não adianta ficar calado agora e reclamar depois da legislação no cafezinho do congresso de governança...

Abraços a todos,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.