Assembleias de acionistas no Brasil: dificuldades e má vontade de toda ordem (2ª parte)

3º “causo”: fila para entrar... Haja paciência.

Faz sentido exigir cópia autentica do RG e CPF de investidor pessoa física, estando o “elemento votante” de corpo presente na entrada da AGO? Imaginem a fila formada na frente da única funcionária encarregada de fazer cópias e autenticá-las, já que nenhum acionista cumpriu a exigência absurda.

E a empresa que recusou várias procurações de investidores estrangeiros, mesmo tendo aceito os mesmos modelos de procuração em 2015? A CVM vai ter trabalho...

E o livro de registro preenchido a lápis? Pode isso Arnaldo? Já iniciei a AGO com questão de ordem para que a “falha” fosse corrigida antes do encerramento do encontro. Depois falam pelos corredores que sou brigão...

Que tal uma folha de presença individual em branco, somente com o nome e assinatura do acionista? Tudo bem, o espaço era pequeno e não dava para fazer uma promessa de compra e venda de imóvel acima do nome, mas fiz questão de escrever o nome do evento, com a data, tudo bonitinho como deve ser.

4º “causo”: cadê o presidente/CEO? E o presidente do conselho de administração (chairman)? Falta até café !!!

Muitos irão rir, mas o fato é que os analistas de mercado merecem mais respeito do que os “donos” das empresas.

Salvo raríssimas exceções, os CEOs e fogem das assembleias como cachorro mordido de cobra foge de salsicha.

É isso mesmo, as assembleias são vistas pelas empresas como eventos burocráticos e ameaçadores. Acreditem, teve assembleia com a presença do 1º escalão da área financeira (dois executivos) que, mesmo quando solicitados por um acionista “chato” (o que vos escreve), não apresentaram os resultados previamente à deliberação por não estarem preparados !!! Isso mesmo, esqueceram o arquivo PowerPoint !!! Ou então estavam na AGO somente para saborear o farto lanchinho oferecido.

Agora imaginem uma assembleia na França sem a presença do CEO. No mesmo dia “Monsieur Fujão” estará demitido.

Um fato pitoresco: tem assembleia que dura horas e horas, “regada” com água. Não rola nem um cafezinho. Bem diferente das reuniões com analistas, sempre abarrotadas de sucos, pães, salgadinhos e até docinhos.

Lembrando que os “causos” listados não guardam qualquer relação com a ordem de realização das assembleias, sendo que algumas aberrações aconteceram em várias assembleias.

Abraços a todos,

Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas