Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

5 de fevereiro de 2016

Até quando vamos cair na conversa fiada dos bancos de investimento?

Pausa para o carnaval. Pausa para reflexão. Deixemos a pancadaria sobre remuneração de Administradores para depois...

A notícia sobre a cisão da centenária Xerox me fez pensar como os bancos de investimento criam “teses de investimento” mirabolantes de tempos em tempos (Cisão da Xerox vem com incertezas sobre o futuro – jornal Valor de 30/01/16).

Ora uma fusão é vendida como um forte catalisador de sinergias (kkkkk.... depois ninguém confere a conta), para tempos depois chegar o mesmo banqueiro e sugerir uma cisão para “aumentar” o foco.
Por aqui, a moda do momento consiste em fechar o capital de empresas novatas na bolsa.

Brincadeira muito rentável para os rapazes ensaboados da Torre Corcovado e do Pátio Victor Malzoni que fazem o estilo Rolex-MontBlanc-BMW X6-TAGHeuer (os que usam óculos), mas que ajuda a destruir a credibilidade do nosso mercado.

Tem até banco famoso na praça sugerindo o fechamento de capital agora, aproveitando a baixa do mercado, para depois “relançar” a empresa, fazendo vários IPOs da empresa original fatiada em vários negócios.

Sr. Conselheiro de Administração: seja cético, sempre. Todos sabem que os CEOs adoram seguir um enredo bem pomposo, preferencialmente com muitas alegorias e adereços, paetês e purpurinas.

Muita folia para quem é da folia, muito sossego para quem é de sossego: bom carnaval a todos e viva Copacabana.


Renato Chaves

Um comentário:

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.