Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

20 de dezembro de 2014

A caça à bandidagem é intensificada....

Várias novidades na cruzada para combater o delito nº 1 do mercado de capitais.

- CVM anuncia que está criando uma força-tarefa para encarar os bandidos (jornal Valor de 01/11/2014);
- o IBGC lançou uma carta de orientação sobre “Informação privilegiada e o Conselho de Administração”, com a ótica de prevenção, e
- Ministério Público de SP manifestou seu desconforto com falta de comunicação dos processos encerrados com termos de compromisso, prejudicando a análise para abertura de processo penal (palestra na CVM em 12/11).

Boas iniciativas, mas ainda causa espanto que Administradores que negociam com informações privilegiadas possam ser considerados somente “descuidados” pelo regulador (vide processo RJ2012/13047). É muita ingenuidade.

Porém, parece que a maioria do colegiado está entendendo que essa raça desgraçada só entende um recado: multa pesada e inabilitação. É o que observamos, com enorme regozijo, no recentíssimo julgamento (19/12) que inabilitou para atuar no mercado por 5 anos um espertalhão por manipulação de preços (em operações entre 2009 e 2010). Merecia 20 anos, para ajudar na criação de caprinos.

Como estamos em época de Natal vale relembrar o samba-enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel, de 1992: sonhar não custa nada. Quem sabe o Projeto de Lei 1851/2011 não sai da gaveta, impedindo de vez o uso dos "terminhos" de compromisso para infrações graves.

E com direito a refrão (autoria da melhor jornalista de economia do Brasil !!!): depois do Arruda, um insider na Papuda !!!

Abraços a todos e um Feliz Natal,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.