"Doações" para campanhas eleitorais por empresas: isso tem que acabar.


Uma das bandeiras do Blog, levantada desde 2011 (postagem de 25/12/2011 - 2012: ano de eleições... A sua empresa está preparada?), foi tratada de forma brilhante pelo jornalista Fernando Torres no jornal Valor do dia 23/9 (Doação eleitoral ignora regras de boa governança/ Falta transparência nas doações das SAs), com uma pesquisa que desmascara a falta de transparência (reportagem digna de prêmio...).

Vejam alguns exemplos da desfaçatez das empresas:

  • tem empresa com a cara de pau de justificar as milionárias doações com um singelo aviso: "todas as contribuições são feitas de acordo com as regras vigentes". 
  • outra diz que "apoia o processo político-democrático brasileiro, mas não comenta as doações realizadas ou programadas aos partidos ou candidatos" 
  • e o vazio texto da empresa:  "que entende contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Brasil, além de fortalecer o processo eleitoral" 
  • qual o órgão da Administração que delibera tais "doações"? Ganha um doce quem descobrir...
E pior, a grande maioria usa subsidiárias desconhecidas, empresas de fachada, quase fantasmas, para fazer as doações. É chamar o investidor de otário, afinal, não existe almoço grátis no mercado. Ou como diria o deputado federal Chico Alencar, que atua contra as doações de empresas, doação não é despesa, é investimento.

Sr. Investidor: leia a reportagem e cobre explicações das empresas em que você investe. 

Abraços a todos,
Renato Chaves



Comentários

Postagens mais visitadas