Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

9 de dezembro de 2013

Atenção meliantes de plantão: o Xerife não está dormindo.

Ainda que investidores revoltosos tentem culpar o regulador e a tal governança corporativa por suas escolhas infelizes e os termos de compromisso representem uma "rota de fuga" para espertalhões e seus sábios advogados, o fato é que algo está mudando. E para melhor.

Quem leu os resultados dos julgamentos do dia 26/11 ficou com a impressão que a timidez do regulador no uso das inabilitações foi deixada de lado. Inabilitação + multas = educação do mercado. Essa é a fórmula para impor respeito, especialmente no combate ao que a AMEC intitulou o "câncer" do mercado de capitais (em "O imperador de todos os males" - opinião AMEC de 12/08/2013 em http://www.amecbrasil.org.br/o-imperador-de-todos-os-males/): os crimes de insider trading.

Para esses pilantras 10 anos de inabilitação é pouco, pois equivale a um  período sabático para aperfeiçoar táticas criminosas.

Abraços a todos e uma boa semana,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.