Multa por falha de conduta/informação privilegiada de US$ 30 milhões !!!

Calma leitores, não é pegadinha nem presente de Papai Noel para quem defende a caça aos bandidos no mercado de capitais.

E é claro que isso não aconteceu aqui. Reportagem de canto de página no jornal Valor do dia 4/10 informa que o Citigroup (olha ele aí de novo gente...) foi multado por falha de conduta de um de seus analistas (da subsidiária em Taiwan), que divulgou em relatório para um grupo de investidores uma pesquisa confidencial sobre uma empresa fornecedora da Apple. Repito: falha de conduta. O cara não negociou diretamente: não obteve benefício pessoal ou para a sua instituição, mas levou uma bela porrada do regulador.

E por aqui? Recentemente saiu uma notícia, pouco difundida é verdade, sobre uma situação semelhante: um relatório de um analista de um importante banco mencionava uma conversa reservada com um conselheiro (independente) de uma importante empresa listada sobre questões operacionais que teriam forte impacto no caixa e, portanto, eram de interesse do mercado. Tal relatório foi repassado por email para um grupo seleto de clientes e, coincidência ou não, os papéis dispararam naquele dia, com as ações ON negociando o triplo da média diária do ano e as ações PN o dobro. Será que a multa vai chegar a R$ 30 mil? Quem sabe um terminho de compromisso?

Como diria Robert Khuzami, diretor de fiscalização da SEC (2010): "A dissuasão funciona no mundo do colarinho branco". Ou seja, o regulador tem que “pegar pesado”. Nada de terminhos de compromisso para bandidos engravatados. Nos dias de hoje até monge tibetano já perdeu a serenidade.

Abraços a todos, uma boa semana e boas festas,

Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas