Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

17 de maio de 2013

E vamos parar na eleição de conselheiros?


O excelente levantamento feito pela jornalista Ana Paula Ragazzi nas atas de 110 assembleias, publicado no último dia 16/5 (“Os instrumentos que podem garantir a vaga no conselho” e “Minoritários avançam na eleição de representantes”), reforça o sentimento de que o ativismo dos investidores está aumentando, na linha do guru Bob Monks: “Onde começar? O lugar onde começar é com o conselho. A maneira como se transmite o desejo de algum tipo de mudança é por meio da efetivação da mudança no conselho.”

Mas que tal discutir a remuneração nababesca dos executivos e do próprio Conselho de Administração, especialmente nas empresas que escondem a informação covardemente, com a ajuda do mais paulista dos institutos cariocas? E também parar de ficar na pindaíba a cada assembleia, tentando aglutinar votos para instalar o conselho fiscal?  Não seria o caso de propor logo a alteração do Estatuto Social e transformar o conselho fiscal em órgão permanente? Afinal, a empresa é compromissada com as boas práticas ou não é?

Os investidores ativistas estão de parabéns (assim como o nosso querido Glorioso !!!), mas dá para avançar mais.... Sonhar não custa nada.

Abraços a todos e uma boa semana,
Renato Chaves

Um comentário:

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.