Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

4 de maio de 2013

Temporada de assembleias: foi bom para você?


Ainda não pude fazer uma avaliação da safra de assembleias-2013, mas até onde foi noticiado o ativismo aumentou, especialmente com pedidos de votos múltiplos para a eleição de conselheiros de administração.

É a receita do grande guru Bob Monks: “a maneira como se transmite o desejo de algum tipo de mudança é por meio da efetivação da mudança no conselho”.

Nota DEZ. Mas como diria Paulinho da Viola, “porém, ah! Porém...” não constam registros de solicitação de instalação de conselhos fiscais e votos contrários às nababescas remunerações de Administradores.

Eleger um conselheiro de administração contestador é importante, especialmente nas empresas que estão perdendo o rumo (como foi o caso daquela suada eleição para a empresa que matava franguinho e achava que era banco...). Mas se limitar a isso é preocupante. Afinal, ir fundo nos números, entendendo o processo de construção dos mesmos, e denunciando quando preciso for, só mesmo com um conselho fiscal atuante. Sem falar no fato de que quase 50% das empresas do Ibovespa continuam escondidas por trás da liminar obtida pelo mais paulista dos institutos cariocas para afrontar a CVM.

Abraços a todos e uma boa semana,
Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.