Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

1 de julho de 2012

ICGN 2012: faltou tempero...

Confesso que fiquei um tanto quanto decepcionado (assim como Raul em Ouro de Tolo) com a Conferência Anual do ICGN (International Corporate Governance Network), realizada aqui na Cidade Maravilhosa entre os dias 25 e 27 de junho. Foi a minha 4ª participação em um evento do ICGN e achei o debate um pouco morno, café com leite. Empresas contando bonitas histórias não faltaram: uma enaltecendo o número de conselheiros independentes, outra falando mil maravilhas da avaliação do conselho de administração e uma 3ª realçando a longevidade do CAdm. Acreditem: teve empresa que faltou ao debate !!! Destaque para a incrível história do escândalo da Olympus, em relato gravado do ex-CEO Michael Woodford,  e para o Marco Geovane, que enfrentou até pergunta “encomendada” (declaro o meu conflito de interesses – sou associado da Previ...).
A maioria do público era de brasileiros (2/3 segundo um amigo), muitos ligados aos patrocinadores e alguns poucos investidores institucionais. Em uma conversa de cafezinho com um ativista brazuca, emérito torcedor do glorioso Botafogo, ouvi uma observação instigante: ao notar a ausência dos ativistas brasileiros, daqueles que freqüentam as páginas dos jornais e o protocolo da CVM como os bastiões da moralidade e dos direitos de acionistas minoritários, ele usou um termo que vou incorporar no meu vocabulário de GC – são os “ativistas-paraquedistas”. Definição para esse seleto grupo? Isso é assunto para outra postagem.
Infelizmente não pude comparecer na manhã de 4ª feira. Quem sabe os debates não foram mais empolgantes?
Abraços e uma boa semana para todos,
Renato Chaves

Um comentário:

  1. Observação importante: não participei do café da manhã da 2a feira.... Dizem que foi empolgante.
    Abs a todos.

    ResponderExcluir

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.