Ainda dá tempo de salvar a AGO.....

Quem vai presidir a AGO da empresa onde você é conselheiro ou investe? Não vale mandar “aquele” advogado de sempre....

O evento de prestação de contas anual, e por tabela a responsabilidade pela condução desses encontros, é algo que começa a ser olhado com carinho no Brasil, na medida em que mais empresas optam por um modelo de assembleia mais participativo, com um espaço para interação entre acionistas e administradores, especialmente nas empresas com controle difuso. Essa postura, já adotada por grandes empresas como, Embraer, BrFoods, BM&FBovespa e Usiminas, ganhou as páginas dos jornais com o evento da Natura em 2010 que, devido ao sucesso, já planeja repetir a dose em 2011, conforme matéria publicada no jornal Valor da última 5ª feira (“Acionistas bem-vindos“ – fl. D1).

Mas infelizmente essa prática, que sempre fez parte da rotina das empresas listadas nos países europeus e nos EUA, por aqui ainda é visto como uma aporrinhação, o que faz com que empresas brasileiras deixem a condução da AGO a cargo do DRI ou de um advogado, quase sempre externo aos quadros da Cia. e contratado a peso de ouro para o evento. Um verdadeiro absurdo – um exemplo de mau uso dos recursos da Cia. Além dessa situação, o nosso mercado convive com o fato de algumas empresas darem mais importância para as reuniões com analistas do que para a AGO, ou seja, o diálogo franco e aberto não acontece com os “donos” da empresa mas sim com aqueles que podem influenciar a cotação da ação da bolsa. E mesmo considerando que a participação dos investidores nas reuniões com analistas é permitida, tais encontros não têm o caráter deliberativo de uma AGO.

Como diria Moraes Moreira e Cia. (e viva a Bahia!): está na hora dessa gente bronzeada mostrar o seu valor.... Transplantando o refrão para o universo corporativo: está na hora do presidente do conselho de administração sair da sua zona de conforto (termo muito utilizado no nosso mercado de capitais), afinal ele é um líder único na organização, como podemos provar pelos extensos currículos e pelas remunerações diferenciadas (algumas até milionárias) que são pagas a muitos deles.

Comentários

  1. Bom artigo! Obrigado por analisar este tema importante.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Kevin,
    O assunto está ganhando importância como podemos comprovar pela edição do "Caderno de Boas Práticas para Assembleias de Acionistas" do IBGC. Aconselho a leitura por todos os interessados nas boas práticas de GC. Um abraço, Renato Chaves

    ResponderExcluir
  3. Paulo Rogério dos Santos Lima31/03/2011, 17:10

    Oi, Renato:

    Muito boa abordagem! Eu acredito que experiências como a da Natura, realizando a AGO junto com a reunião da APIMEC, sejam seguidas por companhias que, de fato, têm na sua agenda de Governança Corporativa uma aproximação maior e de mais qualidade com os seus acionistas, principalmente os minoritários. O próprio Diretor Executivo de Governança Corporativa da Natura, Sr. Moacyr Salstjein, disse que foi procurado por algumas companhias para relato da experiência. A grande questão, me parece, é o custo para se movimentar esta logística. Oras bolas, a companhia não pertence a uma só pessoa e o dinheiro pertence aos próprios acionistas (mesmo o capital de terceiros que deve ser pago com receitas da companhia). Portanto, eu defendo as reuniões públicas da APIMEC, mas concordo que não pode ser o canal mais valorizado pelas companhias. O DRI do Itaú-Unibanco afirmou que o banco prefere realizar várias reuniões públicas da APIMEC em vários estados e convidar os investidores locais para participarem do evento. Ok, mas quem conduz estas reuniões? E o caráter deliberativo como vc tão bem frisou? Os principais administradores estão presentes? Se sim, ok. Se não, é uma questão a se pensar com mais seriedade. Devo parabenizar a Natura por esta iniciativa.

    PS:- Fiz a minha inscrição para o evento no IBGC em São Paulo do qual você será um dos participantes. Me parece que será no dia 26/04. Até lá.

    Um grande abraço,

    Paulo Rogério Lima

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas