Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

23 de maio de 2015

Remuneração de executivos: os investidores brasileiros estão abrindo o olho.

Por vezes parece que somente os números convencem os investidores a sair da letargia.

Depois do estudo da PwC/FGV-SP (citado aqui no Blog na postagem do dia 29/3/15), o recente estudo do IBGC “Remuneração dos Executivos -2013” revela que “em comparação com o ano anterior, houve aumento (12,3%) da mediana de remuneração anual total dos diretores estatutários na amostra total”. Se considerarmos que a inflação de 2013 ficou próxima a 5,5% temos um ganho real de mais de 123% !!!

Ou seja, quando se fala em remuneração não estamos tratando de mera curiosidade de “fofoqueiros”, interessados em saber quanto ganha determinado CEO classificado como Celebridade-ostentação. É porque infelizmente por aqui também existem desalinhamentos graves, funcionando a velha teoria “farinha pouca, meu pirão primeiro”.

Convido todos a participar do Fórum de Investidores da AMEC, dia 28/5 no Insper (SP), onde estarei ao lado de Bill McGrew (da CalPERS), Jorge Ricca (da BBDTVM) e Henry Sztutman (da Abrasca) debatendo o tema (http://www.amecbrasil.org.br/forum2015/).

Abraços a todos,


Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.