Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

2 de maio de 2015

Empresa nefasta vai fechar o capital.... Já vai tarde !!!

Empresa queridinha de investidores PF por ser uma boa pagadora de dividendos, pois seu controlador estrangeiro assim ordenava, a empresa que lucra com a morte alheia, vendendo glamour e proliferando pelos 4 cantos câncer de esôfago, laringe, boca, estômago, etc., etc., etc. vai fechar o capital. O que falar de uma empresa que tinha o hábito de “presentear” seus funcionários com maços de cigarros, mesmo para aqueles que declaravam não fumar?

No critério “governança corporativa” deixava muito a desejar pela falta de transparência, sendo emblemática a tentativa da Cia de evitar a instalação do conselho fiscal, a pedido de acionistas minoritários. Medo de que?

Essa briga foi parar na CVM, com a derrota da Cia. Tal peleja virou inclusive referência para a própria CVM, que passou a incluir nos seus ofícios circulares anuais aquela decisão, que esclarece “cumpre destacar o entendimento emitido pelo Colegiado da CVM nas reuniões de 06/05/2008 e de 23/09/2008 (Processo CVM RJ2007/11086), no sentido de que o requisito de “10% ou mais das ações com direito a voto” previsto no artigo 161, parágrafo 4º não se refere ao número de ações que o minoritário presente à assembleia precisa deter para eleger, em votação em separado, um membro e respectivo suplente do conselho fiscal, mas sim ao número de ações com direito a voto detidas por todos os acionistas não controladores da companhia.”

Abolida do portfólio de investimentos de investidores filiados ao PRI, só restava à “mercadora da morte” sobreviver no mercado de capitais agradando alguns iludidos investidores com dividendos generosos.... Já vai tarde.

Abraços a todos,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.