CVM inabilita bagrinhos. Peixes grandes continuam soltos.


Vocês viram? Multa de R$ 26 milhões e inabilitação por 6 anos (matéria da jornalista Victoria Netto do Valor - https://valor.globo.com/financas/noticia/2025/10/15/cvm-multa-em-r-26-milhoes-acusados-de-operacao-fraudulenta-e-proibe-atuacao-de-um-deles-por-seis-anos.ghtml) !!!

Por um segundo eu pensei: agora vai, o Xerife tomou jeito depois da pesquisa que revelou aquilo que todos já sabiam – é baixa a confiança no mercado de capitais (veja a matéria da jornalista Beatriz Rocha do Estadão no link https://einvestidor.estadao.com.br/comportamento/brasileiros-desconfiam-mercado-capitais-cvm-planeja-acoes/). Não é à toa que um gaiato postou na WEB um meme com o novo letreiro na Rua Sete de Setembro nº 111 – “omissão de Valores Mobiliários”.

Doce ilusão.

Mais uma vez a CVM pune com altivez e firmeza bagrinhos do nosso mercado, essa turminha que dá golpe em pensionista do INSS e incautos que acreditam em enriquecimento rápido assessorados por faraós das bitcoins e influencers da WEB, verdadeiros trombadinhas quando comparados aos ardilosos controladores/peixes grandes que usam empresas listadas para práticas criminosas. Esses tubarões-brancos deveriam ser inabilitados por 20 anos, afinal são sociopatas (vale a leitura do livro “Why they do it: inside the mind of the white-collar criminal, de Eugene Soltes).

“SÓ A INABILITAÇÃO EDUCA !!!”, vou gritando por aí.

Sim, o sujeito inabilitado pode até reverter a punição nos “conselhinhos” da vida, mas a tinta do carimbo na testa de “INABILITADO” não sai nunca mais. E uma vez inabilitado, com direito a manchete no VALOR, só resta ao sujeito criar ovelhas na serra ou ostras em Floripa, sem S.A. listada é claro.

Mas os açougueiros, a gangue do pedágio, a turma que voa em céu de brigadeiro, o fabricante de pílulas que aliviam a dor, a turma que rima polipropileno com eteno/benzeno assinam pomposos termos de compromisso, sem confissão de culpa, e continuam livres, leves e soltos.

CVM, o ombro amigo, a mão que afaga.... e agora desenha tirinhas (https://www.instagram.com/cvmgovbr/p/DP4lmTVDk3P/).

Abraços fraternos,

Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas